Leitura:
"Chapter 2: How Bitcoin Achieves Decentralization" do livro Draft textbook: Bitcoin and Cryptocurrency Technologies
Chapter 1: "What is Bitcoin?" do livro Mastering Bitcoin 2nd Edition - Programming the Open Blockchain
Audiovisual:
"How Bitcoin Protocol Works" - Andreas Antonopoulos
Bill Barhydt | The Evolution of Bitcoin | Global Summit 2018 | Singularity University
How Bitcoin Works Under the Hood
YOW! 2016 Jan Moller - How the Bitcoin Protocol Actually Works #YOW
Acredito que o modo mais "fácil" de causar uma falha na rede do Bitcoin, seria via uma atualização maliciosa, entretanto devido a gigantesca comunidade (programadores) acredito que não ocorra.
ResponderExcluirAtualmente uso o bitcoin como a "Alice", mas espero conseguir fazer mining de alguma cripto moeda que demande menos capacidade computacional.
O protocolo P2P gera uma descentralização muito eficiente, já comprovada pelos meios de compartilhamento de arquivos, como torrents. Uma moeda precisa de validação e praticidade no uso. Por praticidade podemos nos ater por exemplo a divisibilidade, foi um ponto que enfraqueceu as trocas diretas na antiguidade, assim como as barras de ouro... Até chegarmos nas moedas físicas de prata, pedaços de papel que possuem um valor agregado. A confiabilidade do sistema foi desenvolvida através de encriptação de ponta e do sistema BlockChain para conferir se as transferências são válidas e verdadeiras. Regras foram definidas para validação, assim como são pagos alguns "agrados" aos colaboradores que confirmam a veracidade das transações, algo que vai acabar com o tempo. A divisibilidade da moeda digital Bitcoin está garantida, quando sabemos que a bitcoin vai até 8 casas decimais. Existem diversas formas de guardar suas bitcoins, a variedade de carteiras é grande e se adequam de acordo com o utilizador, bem como sua finalidade. Ao final da aula pensei que caso roubassem a carteira, necessariamente perderia o valor guardado nela, porém o que é guardado a 7 chaves, não é a bitcoin em si, e sim a chave privada, que pode ter um PIN associado, a medida que o ladrão não conseguiria desbloquear tão facilmente, também é possível utilizar um código de backup secreto.
ResponderExcluirUm problema potencial que imagino em relação à descentralização (a longo prazo) é a dificuldade para mineradores.
ResponderExcluirPor um lado, conforme a dificuldade for aumentando, minerar vai se tornar uma atividade cada vez mais exclusiva dos privilegiados, tanto em localização com bom preço de energia, como a China, quanto em poder computacional e financeiro de sempre atualizar seus ASICs. Logo, podemos esperar que para tais pessoas, armazenar uma blockchain inteira (operando full nodes) não será problema, mesmo que um dia, daqui a décadas, bitcoin seja tão, mas tão popular, que o tamanho do nó esteja na casa dos petabytes.
Entretanto, será que isso não cria uma tendência de centralizar cada vez mais a mineração somente dentre os que possuem mais recursos? Talvez de somente algumas regiões privilegiadas do globo? Como centralizar a validação nas mãos de poucos pode interferir com a filosofia descentralizada do bitcoin?
Achei de uma engenhosidade tremenda como eles garantem que as transações são válidas. A ideia de Prova de Trabalho garante que a rede rode de maneira autossuficiente sem precisar de ninguém por trás para mediar as transações, assim garantindo a tão falada descentralização do Bitcoin. Porém, o Bitcoin tem um tamanho finito, portanto, será que o prêmio dado os mineradores (Que vão diminuindo pela metade de tempos em tempos) será o suficiente para fazer com que a mineração continue viável ou será que apenas empresas em localidades com energia subsidiadas vão conseguir continuar minerando?
ResponderExcluirPara mim, o uso do bitcoin como a "Alice" do livro e o Carlos do comentário acima parece mais interessante à curto prazo. Aproveitar uma época de baixa no bitcoin pode trazer lucros (ou prejuízos!!!) que pouquíssimas aplicações financeiras trariam.
O processo de mineração é meio que um "sistema de consenso distribuído" que serve para confirmar as transações, isso faz com que a rede faz com que a rede fique neutra e permite que diferente computadores/usuários concordem sobre o estado atual do sistema. E quanto a transações, acredito que trazem muitos benefícios aos usuários, como isenção de taxas e até mesmo uma certa blindagem contra estorno, pois não é possível ser desfeita.
ResponderExcluir