segunda-feira, 11 de novembro de 2019

A Plataforma Ethereum

Leitura:
New to Ethereum? You’re in the right place. Let’s start with the big picture.
Learn about Ethereum
The Idea of Smart Contracts
Ethereum white paper
Ethereum yellow paper

Audiovisual:
What is Ethereum? A Beginner's Explanation in Plain English
The History of Ethereum
Chapter - 8 Smart contract using Solidity - The Ethereum Virtual Machine
Decentralizing Everything with Ethereum's Vitalik Buterin | Disrupt SF 2017
Q&A on Ethereum 2.0 with Vitalik Buterin - #EtherealTLV Panel
Ethereum 2.0 Explained By Vitalik Buterin 2019
[Lecture 5] Fall 2018 Blockchain Fundamentals: Ethereum and Smart Contracts
Ben Horowitz explains the road ahead for blockchain
Ethereum's Blockchain | Trust Disrupted: Bitcoin and the Blockchain S1:E5
Vitalik Buterin, Overview of Ethereum 2.0
Nick Szabo - History of the Blockchain

4 comentários:

  1. O Ethereum permite que a implantação de contratos inteligentes e aplicativos descentralizados (dapps) seja construída e executada sem tempo de inatividade, fraude, controle ou interferência de terceiros.
    O Ethereum vem completo com sua própria linguagem de programação que roda em uma blockchain, permitindo que os desenvolvedores construam e executem aplicativos distribuídos.
    O Ether é usado principalmente para dois propósitos: é negociado como moeda digital em bolsas como outras criptomoedas e é usado na rede Ethereum para executar aplicativos.

    ResponderExcluir
  2. A plataforma é relativamente nova, assim como seu criador. Se baseia em contratos inteligentes e revoluciona de certa forma o mercado das criptomoedas. É quase uma máquina de Turing completa, digo quase pois não consegue fazer um loop infinito, o que seria permitido caso fosse completa. A principal diferença é que diferente da bitcoin por exemplo, a ethereum quer atacar todos os contratos que possam ser programados, não apenas como moeda de troca.

    ResponderExcluir
  3. Criada 7 anos depois do Bitcoin o Ethereum foi criada para ampliar o uso das criptomoedas. Umas das tecnologias é a Ethereum Virtual Machine (EVM), que servem para criar um nível de abstração ao código, tornando assim mais fácil para criar aplicativos em cima da infraestrutura criada, chegando a até ser criado diversos tipo de jogos utilizando como base a EVM.

    https://www.stateofthedapps.com/

    ResponderExcluir
  4. É impressionante o quão jovem o criador do Ethereum era quando escreveu o white paper, especialmente se tratando de algo tão inovador e que necessita de um conhecimento avançado não só de cripto-economia, mas de teoria da computação. Alguns dizem que o Ethereum é a "prata" onde o Bitcoin é o "ouro", entretanto, ambos sofrem do mesmo problema: escalabilidade de operações. O Ethereum se propõe a generalizar o modelo cripto para outras aplicações além do básico, mas não consegue suportar a quantidade de transações obrigatória para tal objetivo. Então, no final, seu valor associado (de acordo com a percepção da utilidade da moeda pra os usuários) pode inclusive parecer totalmente especulativo, pois a rede não suporta o que sua filosofia promete fazer.

    ResponderExcluir