segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Forks no Bitcoin

Leitura:
Chapter 10: "Mining and Consensus" do livro Mastering Bitcoin 2nd Edition - Programming the Open Blockchain

Audiovisual:
Bitcoin Q&A: What is a fork?
Forkology: A Study of Forks for Newbies
Keynote talk by Silvio Micali: ALGORAND - The Blockchain for Borderless Economy

5 comentários:

  1. O Bitcoin foi uma combinações de conceitos nova e de forma inovadora, entretanto, apesar do sucesso devemos lembrar que a ideia em si está em versão "Beta", a primeira onda de criptomoedas se focou principalmente no pilar do Proof of work, em que ao passar dos anos alem de se tornar mais caro, devido ao consumo de energia, o insensitivo da rede vai diminuindo. Ou seja, é possível que após alguns anos seja impraticável a troca de bitcoin para compras comuns de baixo custo, como é o caso do "Cafezinho de Alice".

    ResponderExcluir
  2. Acho muito interessante a ideia do Algorand. O fato de ter um nome de destaque encabeçando a ideia também ajuda bastante na popularização da tecnologia, imagino, afinal tal popularização é altamente dependente do fator "confiança", já que estamos tratando de dinheiro. Ainda mais agora que criptomoedas estão sendo vistas mais como um "armazenamento de valor", como o ouro, do que como uma moeda para uso diário, por causa de sua grande volatilidade (quem lembra das pizzas foram compradas com 1 BTC ou mais?). Talvez soluções novas consigam fugir deste estigma, mas ainda não vi uma proposta que pegasse o modelo deflacionário e evitasse tal comportamento. Talvez, a única solução seja esperar a oferta estabilizar (supply atingir o limite, ou próximo) para que a moeda possa ser usada normalmente.

    ResponderExcluir
  3. O Fork nada mais é que uma bifurcação, uma nova versão do programa original,existem dois tipos de Fork, são eles Soft Fork e Hard Fork, caso as alterações feitas mantenham a retrocompatibilidade, não altere as regras de consenso, são considerados Soft Forks. Caso a mudança seja mais brusca, comprometendo a retrocompatibilidade, alterando as regras de consenso, diminuindo sua restrição, são considerados Hard Forks
    que acabam gerando uma nova moeda, por exemplo a Bitcoin Cash. É sabido o problema de escala que a bitcoin tem, porém, cabe ao usuário decidir se permanece com a rede atual ou muda. A bitcoin ainda mantém o maior número de usuários, que preferem seguir na mesma linha.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que por causa da grande popularidade do bitcoin e adesão de novos usuários, a tecnologia blockchain na qual eles foram construídos diminuiu. Isso resultou em todo sistema não confiável e as taxas de transação ficaram mais caras. Forks permitem uma estrutura de desenvolvimento e experimentação diferentes na plataforma bitcoin, sem comprometer o produto original. Existem dois tipos de forks, Soft Forks e Hard Forks.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que por causa da grande popularidade do bitcoin e adesão de novos usuários, a tecnologia blockchain na qual eles foram construídos diminuiu. Isso resultou em todo sistema não confiável e as taxas de transação ficaram mais caras. Forks permitem uma estrutura de desenvolvimento e experimentação diferentes na plataforma bitcoin, sem comprometer o produto original. Existem dois tipos de forks, Soft Forks e Hard Forks.

    ResponderExcluir