quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Chaves, Endereços e Carteiras do Bitcoin

Leitura:
Chapter 4: "Keys, Addresses, Wallets" do livro Mastering Bitcoin
The complete beginner’s guide to Bitcoin wallets
Choose your Bitcoin wallet

Audiovisual:
Christopher Allen - Bitcoin Keys Addresses and Wallets at PwC in SF, CA
What is a Bitcoin wallet?
Bitcoin Q&A: Public keys vs. addresses

6 comentários:

  1. Assim como acontece com dinheiro físico, os usuários da rede Bitcoin precisam possuir uma carteira para controlar o seu criptodinheiro. Tal carteira é uma abstração da carteira real na qual o sistema oferece elementos relacionados à segurança. Apesar disso, é necessário que o próprio usuário tome alguns cuidados com a segurança de sua carteira. O usuário deve ter cuidado com os serviços destinados a armazenar o seu criptodinheiro online; deve se assegurar que tais serviços são confiáveis, entre outras práticas recomendadas para garantir a segurança nos serviços Bitcoin.
    Outro hábito que pode favorecer a segurança na rede é o backup da carteira. Essa prática protege o usuário de potenciais falhas no sistema ou até mesmo de falhas humanas. Associado a isso, é interessante associar um método de criptografia ao backup da carteira. Desse modo é possível assegurar a confidencialidade dos dados nela armazenados.

    ResponderExcluir
  2. Como mencionado acima, assim como há o benefício da carteira Bitcoin não ser regulamentada e segura, há o risco dela ser facilmente perdida ou hackeada caso medidas de segurança não sejam tomadas para proteger as moedas. Em ambos os casos, as moedas não voltam à circulação, diminuindo ainda mais a quantidade de bitcoins no ecossistema.
    Tais perdas são mais recorrentes no caso das carteiras físicas, onde casos como este (https://nypost.com/2018/05/26/i-accidentally-threw-away-60m-worth-of-bitcoin/) acontecem. Por isto, é preciso medir com cautela a segurança digital com a segurança física, para um melhor controle do criptodinheiro.

    ResponderExcluir
  3. Podemos dividir as carteiras Bitcoin em 2 tipos: Cold Wallet e Hot Wallet. Se por um lado os Cold Wallet garantem segurança, os Hot Wallet trazem praticidade.
    Cold Wallet são as carteiras Bitcoin que não estão conectadas à Internet ou seja, não podem ser invadidas remotamente. São exemplos de carteiras "Cold Storage": Hardware Wallets (dispositivos fisicos), Paper Wallets (papel) e Brain Wallets (uma frase).
    Hot Wallet refere-se a qualquer forma de carteira Bitcoin que esteja conectada de alguma forma à Internet. São exemplos: Web Wallets, Mobile Wallets e Desktop Wallets (armazenamento no computador).

    ResponderExcluir
  4. O que ajuda na hora de escolher o tipo de carteira mais adequado é justamente o perfil do usuário. Quantidade de bitcoins, frequência de uso, necessidade de andar com a carteira, de compartilhá-la com terceiros e segurança são alguns pontos importantes. Também foi aconselhável o uso de diferentes carteiras. Uma para transações menores e rotineiras e outra para guardar grandes volumes. E cuidado na hora de baixar a carteira pra não ocorrer de baixar uma carteira sem credibilidade ou até mesmo uma versão adulterada de uma carteira já consagrada.

    ResponderExcluir
  5. O interessante das carteiras Bitcoin é que não existe uma solução única, já que elas podem aparecer com características diversas e em plataformas diferentes. Lembrando que essas carteiras são um software que gerenciam chaves privadas que dão acesso aos bitcoins.
    Elas podem ser carteiras de hardware (dispositivos físicos eletrônicos) ou carteiras quentes(dispositivos conectados à internet) e é preciso estudar bem suas características para saber qual delas se encaixa melhor na sua necessidade.

    ResponderExcluir
  6. É interessante e bastante impressionante as diferentes formas que foram desenvolvidas para manter seus bitcoins seguros. Porém, acredito que este tópico ainda seja um problema não resolvido. Como afirma essa reportagem da fortune (http://fortune.com/2017/11/25/lost-bitcoins/), cerca de 4 milhões podem estar perdidos. É necessário investigar como a quantidade de bitcoins perdidos pode impactar a rede, bem como tentar mitigar mais os problemas de perda.

    ResponderExcluir